Sobrecapa
Capa
Título: Gourmet
Título original: Kodoku no Gurume
Autores: Jiro Taniguchi (texto) e Masayuki Qusumi (desenhos)
Tradutora: Drik Sada
Editora: Conrad (ver site)
Número de páginas: 200
Ano de publicação no Brasil: 2009
***
"... e eu estou é com muita fome." Assim começa a narração do protagonista da HQ Gourmet, termo muitas vezes associado a comidas refinadas (e caras), mas, dentro da obra, tem a ver simplesmente com o prazer que uma boa comida proporciona.
Ao longo dos dezoito capítulos, pouco descobrimos sobre o protagonista, além do fato de ele ser um comerciante ou negociante que faz muitos trabalhos externos, por isso, muitas vezes, não tem horário nem lugar certo para comer. Então, acompanhamos seus passos por Tóquio e redondezas, onde ele entra em diferentes tipos de restaurantes, em uma loja de conveniência e em uma barraca de rua e pede os pratos que está com vontade de comer naquele determinado dia, descrevendo-os. A combinação de HQ e comida é perfeita.
Mamekan (gelatina de alga + grãos de feijão kuromame + calda de açúcar de cana)
Algumas outras comidas que parecem muito boas apresentadas (e devoradas) pelo protagonista:
Vienna Curry
Gyoza (pastel de carne de porco, geralmente cozido no vapor)
Conforme o protagonista anda pelas ruas, podemos ler seus pensamentos e observações sobre o cotidiano japonês. Uma de suas falas resume mais ou menos o que ele pensa e sente sobre o ato de comer:
Apenas em três momentos podemos vislumbrar detalhes de sua vida pessoal: quando o protagonista pensa em vender jaquetas de couro e lembra de quando estava com sua ex-namorada, uma atriz japonesa promissora, em Paris, e ambos se separaram, pouco antes de comer yakimanju (bolinhos assados com ou sem recheio de doce de feijão, enfileirados no espeto); quando vai a um jogo de beisebol, pois seu sobrinho está jogando (onde come o "Vienna Curry" da ilustração acima e quase morre de calor, pois o dia já estava quente - o curry tem um sabor apimentado) e quando vai à ilha Enoshima e se lembra de uma outra ex-namorada com quem fora lá pela primeira vez havia muitos anos - e depois vai comer manju (bolinho assado com recheio de anko, doce de feijão).
Duas curiosidades: 1. o protagonista não bebe e isso às vezes o constrange em alguns locais, pois é comum os clientes japoneses pedirem algum tipo de bebida alcóolica enquanto aguardam a comida e 2. ele fuma. Nunca entendi pessoas que fumam, principalmente depois de uma boa refeição.
Para quem não tem familiaridade com nomes de pratos da culinária japonesa, as duas últimas páginas da HQ apresentam um glossário dos pratos da HQ e seus principais ingredientes.
A HQ termina com o protagonista fazendo uma boa refeição, o que pode deixar alguns leitores com uma vontade louca de fechar o livro e correr para um restaurante japonês.
Obs: obrigada, Sergio, pela indicação desta HQ!
***
Mamekan
Tentei fazer o mamekan de forma adaptada, mas não ficou bom. Na receita original são utilizados: kanten (gelatina de alga), um tipo de feijão chamado kuromame (procurei, mas não achei para comprar) e calda de açúcar de cana. Utilizei: kanten, feijão azuki e, para a calda, fervi caldo de cana até engrossar:
Não gostei da combinação kanten + feijão. Mesmo se tivesse o kuromame disponível, não acredito que o gosto seria muito melhor. Então, abaixo, fiz uma versão melhorada do mamekan, que ficou bem melhor!
Ingredientes:
1 pacotinho de kanten (5g)
1 copo americano de açúcar
frutas picadas a gosto (usei pitaia, kiwi, morango, uva e cereja e abacaxi em calda)
leite condensado a gosto
Modo de preparo:
Prepare o kanten conforme instruções da embalagem, acrescentando o açúcar e, quando estiver pronto, corte em cubos. Detalhe: esse tipo de gelatina não precisa necessariamente ir para a geladeira para ficar consistente, pode ser deixada ao ar livre até endurecer.
Pique as frutas, junte aos cubos de kanten e cubra tudo com leite condensado a gosto.
Também fiz uma versão com mel, em vez de leite condensado, que ficou boa:
Essas são duas marcas de kanten que já comprei e são boas (são encontradas em supermercados e lojas de produtos orientais):
***
Sobá
Este prato, apesar de não estar na HQ, é deliciosa e gostaria de compartilhar.
A Yuri que preparou e fiquei de assistente.
Ingredientes:
1 pacote de macarrão próprio para sobá
1,5 litro de água fervente
500g de frango cortado em cubos
5 colheres (sopa) de shoyu
konbu em pó ou hondashi a gosto
1 pacote de shiitake
tikuwa (massa de peixe) fatiado
omeletes com um pouco de açúcar, Aji-no-moto e sal picadas em tiras
gengibre ralado
cebolinha picada
alga salgada e frita em folhas
Macarrão escorrido, ovos cortados em tiras, tikuwa, alga em folha e gengibre
Usamos esta marca de alga coreana:
Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem. Ao mesmo tempo, ferva a água, acrescente os cubos de frango e o konbu/hondashi, até que o frango esteja cozido. Depois, acrescente o shoyu, o shiitake cortado em tiras e a cebolinha picada. Cozinhar por mais alguns minutos.
O macarrão ficará pronto antes do caldo, escorra e reserve.
Caldo para sobá
Corte o tikuwa.
Frite os ovos (em forma de omelete, com um pouco de açúcar, Aji-no-moto e sal) e corte em tiras finas, com mais ou menos 2 cm de comprimento):
Rale o gengibre.
Em uma cumbuca ou tchawan (cumbuca japonesa), coloque o macarrão.
Acrescente o tikuwa, o ovo, o gengibre e a alga e... tcharam! :)
***
Bônus: Saquerinha
For hard times, saquerinha time!
Ingredientes:
fruta(s) lavada(s) e picada(s) a gosto
saquê
açúcar a gosto
gelo
Modo de preparo:
Pique a(s) fruta(s) escolhida(s), coloque a quantidade desejada em um copo, acrescente açúcar a gosto, soque as frutas com um socador. Acrescente cerca de dois dedos de saquê, misture e acrescente pedras de gelo.
Algumas saquerinhas que já preparei:
Saquerinha de uva
Saquerinha de morango
Saquerinha de lichia
Saquerinha de melancia
Saquerinha de kiwi e morango
Kampai! Saúde!
Tudo delicioso...experimente fazer a saquerinha com abacaxi picadinho...eu uso adoçante ao invés de açucar...mas com os dois fica delicioso! (y)
Obrigada pela dica, Sol!! Vou experimentar saquerinha de abacaxi com adoçante (bemm menos calórico, né? ;).